Estimativa de riscos para a saúde derivados da exposição a fluoretos no ar na cidade de Puerto Madryn. Aplicação da análise espacial na vigilância sanitária
PDF (Español (España))

Palavras-chave

SIG
fluoreto
ar
saúde
vigilância

Como Citar

Garcia, S. I., De Pietri, D., & Zavatti, J. R. (2018). Estimativa de riscos para a saúde derivados da exposição a fluoretos no ar na cidade de Puerto Madryn. Aplicação da análise espacial na vigilância sanitária. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 18(1), 37–51. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/902

Resumo

A aplicação de sistemas de informação geográfica (SIG) na análise dos riscos para a saúde humana associados à poluição do arnascidades constitui uma ferramenta eficaz amplamente reconhecida. O objetivo do trabalho foi estabelecer padrões de exposição da população infantil, utilizando-se os dados das concentrações de fluoreto da rede de monitorização da qualidade do ar da cidade de Puerto Madryn, correspondentes ao triénio 2010-2012. As ferramentas SIG foram aplicadas para estabelecerummodelo espacial de modo a estimar os valores poluentes nos pontos não amostrados com base nasconcentraçõesconhecidas das 3113 amostras analisadas. A distribuição observada respeita a direção dos ventos dominantes do Parque de Industria Pesada da cidade. Os dados que excederam os valores guia de qualidade do arforam representados para detetar áreas comuma população possivelmente exposta a concentrações superiores às de referência. A sobreposição destes resultados com a informação do censo contribuiu para a estimativa da probabilidade de exposição da população infantil de acordocom o local de residência. A frequência de ocorrência de excedências foi considerada para estimar o ónus da doença respiratória associada e, portanto, definir as condições de amostragem a serem levadas em consideração para o desenho dos estudos epidemiológicos e a avaliação dos resultados dos programas de vigilância da saúde.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.