Sistemas de comunicação wifi e efeitos na saúde: O estado atual da evidência
Rev. Salud Ambient. Vol 12, No 1 (2012)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

sistemas WI-FI
radiofrequências
saúde
medio escolar
revisão de evidências
avaliação de risco

Como Citar

Vargas Marcos, F. (2012). Sistemas de comunicação wifi e efeitos na saúde: O estado atual da evidência. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 12(1), 52–57. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/111

Resumo

Em alguns meios de comunicação social foi veiculada informação sobre supostos riscos para a saúde, especialmente em contexto escolar, com origem na exposição às Radiofrequências (RF) emitidas pelos sistemas de telecomunicação sem fios (Wi-Fi na sua abreviatura em inglês). Estas notícias geraram pedidos de informação a que as autoridades de saúde com responsabilidade na área da saúde ambiental devem responder de forma transparentes, clara, eficaz e baseada no conhecimento científico atual.

Neste trabalho descrevem-se as principais características técnicas destes sistemas, as normas que regulam o seu funcionamento, os níveis de emissão autorizados e os níveis observados em alguns estudos específicos.

Até ao momento realizaram-se muito poucos trabalhos específicos sobre os efeitos na saúde derivados da exposição às RF que emitem estes sistemas. Neste trabalho mencionam-se as principais avaliações de risco e os estudos mais relevantes publicados por agências internacionais especializadas de reconhecido prestígio.

Relata-se o estado atual do conhecimento sobre os feitos da RF na saúde e as recomendações internacionais formuladas sobre a segurança desta tecnologias.

Conclui-se que, até à data, não há evidência consistente de que a exposição a sinais de radiofrequência procedentes de Wi-Fi, abaixo dos níveis internacionalmente aceites, tenha efeitos adversos sobre a saúde da população em geral.

Não há razões que justifiquem que os sistemas Wi-Fi devam ser retirados das escolas ou que não devam ser utilizados por outros grupos da população.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.