Antenas de telemóvel: localização e proximidade de espaços sensíveis na zona de estudo Inma-Gipuzkoa
PDF (Español (España))

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))

Palavras-chave

campos eletromagnéticos
radiofrequência
telemóvel
análise espacial
população vulnerável

Como Citar

Gallastegui, M., Tamayo-Uria, I., Jiménez, A.-M., Aurrekoetxea, J.-J., Santa-Marina, L., & Ibarluzea, J. (2014). Antenas de telemóvel: localização e proximidade de espaços sensíveis na zona de estudo Inma-Gipuzkoa. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 14(2), 98–106. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/652

Resumo

Na Europa, a recomendação 1999/519/EC estabelece as restrições e níveis de referência para a exposição do público em geral, a campos eletromagnéticos. Vários países europeus, incluindo Espanha, estabeleceram medidas e/ou limites mais restritivos em áreas denominadas “espaços sensíveis” com base na duração da exposição e na presença de população sensível.

O objetivo deste estudo é descrever a localização e a proximidade das estações de telemóvel em espaços sensíveis nos municípios do projeto INMA-Gipuzkoa.

Foram georreferenciadas as estações e os espaços sensíveis (escolas, centros de saúde, residências e parques públicos). Criaram-se áreas de influência de 50, 100, 300 e 600 metros à volta dos espaços sensíveis e contabilizaram-se as antenas em cada uma delas. Foram contabilizados 247 espaços sensíveis e 156 antenas. 54 % das antenas localizaram-se dentro das áreas de influência estabelecidas. À exceção de um centro de saúde e um parque, os restantes espaços sensíveis não apresentaram nenhuma antena num raio de 100 metros. 47 % dos espaços sensíveis apresentaram pelo menos uma antena num raio de 600 metros, 20,6 % contavam com 1 a 3 e 21,5 % com 3 a 6 antenas.

Apenas dois espaços sensíveis têm alguma antena nas áreas de influência próximas (0- 100 m). Não obstante, a distância não é a única variável que afeta a exposição, pelo que futuros estudos deveriam medir os níveis de exposição nestas áreas.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.