Resumo
Foram determinados e quantificados ftalatos em detergentes e produtos de limpeza, encontrando-se alguns deles sujeitos a autorização e/ou restrição pelo Regulamento REACH por estarem classificados como tóxicos para a reprodução humana (categoria 1B). Foram determinados seis ftalatos: dimetilftalato (DMP), dietilftalato (DEP), di-n-butilftalato (DBP), bis (2-etilhexil) ftalato (DEHP), benzilbutilftalato (BBP) e di-n-octilftalato (DOP), através de 2 métodos de análises distintos. O método 1 consiste em cromatografia de gases para a separação e em espectrometria de massa para a deteção, e o método 2 consiste em cromatografia líquida em fase invertida para a separação e espectrometria de massa para a deteção. Através do método 1 foram detetados ftalatos em 14 das 27 amostras e apenas 4 substâncias das 6 analisadas. Através do método 2 foram detetados ftalatos em todas as amostras e foram detetados todos os ftalatos analisados. A cromatografia líquida permitiu detetar mais substâncias deste grupo que a cromatografia de gases. Todas as concentrações obtidas estão abaixo das concentrações limite mais desfavoráveis para ftalatos estabelecidas em normativa.As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.
Downloads
Não há dados estatísticos.