Análise de ftalatos em detergentes e produtos de limpeza utilizando dois métodos analíticos
PDF (Español (España))

Palavras-chave

detergente
produto de limpeza
ftalatos
disruptor endócrino

Como Citar

Sevilla Bernabeu, M. L., Úbeda Ruiz, P. J., Saquero Martínez, M., Martínez Cánovas, M. J., Martínez López, C., & López Casares, R. (2016). Análise de ftalatos em detergentes e produtos de limpeza utilizando dois métodos analíticos. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 16(1), 6–12. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/761

Resumo

Foram determinados e quantificados ftalatos em detergentes e produtos de limpeza, encontrando-se alguns deles sujeitos a autorização e/ou restrição pelo Regulamento REACH por estarem classificados como tóxicos para a reprodução humana (categoria 1B). Foram determinados seis ftalatos: dimetilftalato (DMP), dietilftalato (DEP), di-n-butilftalato (DBP), bis (2-etilhexil) ftalato (DEHP), benzilbutilftalato (BBP) e di-n-octilftalato (DOP), através de 2 métodos de análises distintos. O método 1 consiste em cromatografia de gases para a separação e em espectrometria de massa para a deteção, e o método 2 consiste em cromatografia líquida em fase invertida para a separação e espectrometria de massa para a deteção. Através do método 1 foram detetados ftalatos em 14 das 27 amostras e apenas 4 substâncias das 6 analisadas. Através do método 2 foram detetados ftalatos em todas as amostras e foram detetados todos os ftalatos analisados. A cromatografia líquida permitiu detetar mais substâncias deste grupo que a cromatografia de gases. Todas as concentrações obtidas estão abaixo das concentrações limite mais desfavoráveis para ftalatos estabelecidas em normativa.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.