Resumo
Existem poucos estudos no Sul da Europa sobre o impacto do pólen alergénico de Fraxinus pela sua escassa representatividade, em Ourense representa o 2% do pólen total registrado. O objetivo deste estudo é avaliar as concentrações atmosféricas de pólen e alérgenos de Fraxinus na atmosfera de Ourense em 2015, e sua relação com as principais variáveis meteorológicas. A finalidade é avaliar se as contagens de pólen representam as condições reais de exposição dos pacientes sensíveis aos alérgenos. Para a amostragem de pólen foi usado um sensor volumétrico Lanzoni VPPS-2000 e para a deteção de alérgenos um Burkard Cyclone sampler.
Durante o ano em estudo o florescimento de Fraxinus teve uma duração de 76 dias, entre a terceira semana de janeiro e a primeira de abril, devido à floração simultânea de espécies diferentes na área de estudo. A presença do alergénio de Fraxinus na atmosfera pode ser detectada usando o principal alergénio de oliveira, Ole e 1. Este estudo indica que a combinação da contagem do pólen e a quantificação dos alergénios devem ser avaliados para estimar com segurança a exposição real de doentes sensibilizados. No caso de Fraxinus, estes doentes podem ter momentos de risco de alergias respiratórias nos períodos antes e depois da ocorrência de maiores concentrações do pólen na atmosfera, como resultado de condições meteorológicas especiais de chuva e humidade durante a floração.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.