Resumo
A leishmaniose é uma zoonose endémica em Espanha. O objetivo deste estudo é realizar uma análise espacial dos elementos-chave do ciclo da doença: vetores, reservatórios e casos humanos num surto declarado em quatro municípios da região metropolitana do Sul de Madrid: Fuenlabrada, Getafe, Humanes de Madrid e Leganés.
Foram analisados 485 casos de leishmaniose declarados através do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Comunidade de Madrid, com data de início de sintomas entre 1 de julho de 2009 e 30 de junho de 2013.
A maioria dos casos foi encontrada no norte de Fuenlabrada. A análise espacial revelou que, durante o período de estudo, as áreas com a maior concentração de casos foram áreas residenciais periféricas perto de zonas verdes com alta densidade de flebótomo e prevalência relativamente alta de leishmaniose em lagomorfos, indicando que a exposição ocorre principalmente no domicílio ou no peridomicílio.
O estudo sugere que as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias poderiam ter desempenhado um papel decisivo no comportamento espacial do surto de diferentes formas: como uma barreira territorial isolando vários centros urbanos da exposição ao agente patogénico; como uma via de entrada do vetor noutros nos centros urbanos; ou como geradores de habitats adequados para reservatórios e vetores (encostas na beira da estrada).
A análise espacial do fenómeno tem norteado as ações de prevenção e controle do surto nos municípios afetados e continua a ser útil no seguimento da evolução do mesmo. Os sistemas de informação geográfica são ferramentas que ajudam à compreensão da génese e evolução dos surtos de doenças infeciosas, assim como à definição das intervenções ambientais.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.