Análise espacial de um surto de leishmaniose no sul da área metropolitana de Madrid. 2009-2013
Revista de Salud Ambiental 14 (1) 2014
PDF (Español (España))

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

Esquema distribución mapas (Español (España))
Tabla 1. Distribución de casos (Español (España))
Mapa 1 (Español (España))
Mapa 2_1 (Español (España))
Mapa 2_2 (Español (España))
Mapa 2_3 (Español (España))
Mapa 2_4 (Español (España))
Mapa 3_1 (Español (España))
Mapa 3_2 (Español (España))
Mapa 3_3 (Español (España))
Mapa 3_4 (Español (España))
Mapa 4_1 (Español (España))
Mapa 4_2 (Español (España))
Mapa 4_3 (Español (España))
Mapa 4_4 (Español (España))
Mapa 5_1 (Español (España))
Mapa 5_2 (Español (España))
Mapa 5_3 (Español (España))
Mapa 5_4 (Español (España))
Mapa 6_1 (Español (España))
Mapa 6_2 (Español (España))
Mapa 6_3 (Español (España))
Mapa 7_1 (Español (España))
Mapa 7_2 (Español (España))
Mapa 7_3 (Español (España))

Palavras-chave

leishmaniose
análise espacial
doenças transmitidas por vetores
zoonose
flebótomos
lagomorfos

Como Citar

Aránguez Ruiz, E., Arce Arnáez, A., Moratilla Monzo, L., Estirado Gómez, A., Iriso Calle, A., De la Fuente Ureña, S., Soto Zabalgogeazcoa, M. J., Fuster Lorán, F., Ordobás Gavín, M., Martínez Serrano, A. M., & Vilas Herranz, F. (2014). Análise espacial de um surto de leishmaniose no sul da área metropolitana de Madrid. 2009-2013. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 14(1), 39–53. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/641

Resumo

A leishmaniose é uma zoonose endémica em Espanha. O objetivo deste estudo é realizar uma análise espacial dos elementos-chave do ciclo da doença: vetores, reservatórios e casos humanos num surto declarado em quatro municípios da região metropolitana do Sul de Madrid: Fuenlabrada, Getafe, Humanes de Madrid e Leganés.

Foram analisados 485 casos de leishmaniose declarados através do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Comunidade de Madrid, com data de início de sintomas entre 1 de julho de 2009 e 30 de junho de 2013.

A maioria dos casos foi encontrada no norte de Fuenlabrada. A análise espacial revelou que, durante o período de estudo, as áreas com a maior concentração de casos foram áreas residenciais periféricas perto de zonas verdes com alta densidade de flebótomo e prevalência relativamente alta de leishmaniose em lagomorfos, indicando que a exposição ocorre principalmente no domicílio ou no peridomicílio.

O estudo sugere que as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias poderiam ter desempenhado um papel decisivo no comportamento espacial do surto de diferentes formas: como uma barreira territorial isolando vários centros urbanos da exposição ao agente patogénico; como uma via de entrada do vetor noutros nos centros urbanos; ou como geradores de habitats adequados para reservatórios e vetores (encostas na beira da estrada).

A análise espacial do fenómeno tem norteado as ações de prevenção e controle do surto nos municípios afetados e continua a ser útil no seguimento da evolução do mesmo. Os sistemas de informação geográfica são ferramentas que ajudam à compreensão da génese e evolução dos surtos de doenças infeciosas, assim como à definição das intervenções ambientais.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.